Agricultura

A agricultura, por conseguinte, é composta pelas actividades socioeconómicas que permitem obter riqueza da terra.

É uma unidade técnico-económica onde utilizamos mão de obra e factores de produção próprios, satisfazendo as quatro condições seguintes:

• Produzir um ou mais produtos agrícolas;
• Atingir uma certa dimensão mínima;
• Estar sujeita a gestão única;
• Localização determinada e identificável.

A agricultura em Angola caracteriza-se por produções agrícolas muito aquém das suas potencialidades, obrigando o país a gastar avultados recursos financeiros na importação de alimentos. As tendências de crescimento da produção agrícola e os padrões de aumento da produtividade, bem como o crescente interesse pelo investimento privado no sector, são factores encorajadores para a Fazenda Rosabella, no sentido em que a sua produção contribui para o desenvolvimento do país.

Entre as culturas produzidas pela Fazenda Rosabella, destacam-se a batata-doce, mandioca, cenoura e cebola. O Município da Kibala possui um enorme potencial agrícola que pode contribuir para diversificação da economia nacional.

exploracao1 

Um ponto importante da gestão das culturas agrícolas é a adopção de uma estratégia de sustentabilidade para a conservação e revitalização de nutrientes nos solos que assegura níveis mais elevados de produtividade e, sobretudo, previne situações críticas resultantes de uma exploração demasiado intensiva. Na Fazenda Rosabella adoptamos as seguintes estratégias de sustentabilidade:

• Rotação de culturas: A rotação de culturas cerealíferas, como o milho, alternada com a plantação de legumes, mandioca ou pastagens, previne reduções drásticas de minerais no solo, provocadas pela exigência nutricional dos cereais, revitaliza os solos, aumenta a fixação de minerais necessários e reduz a necessidade de fertilização química em cada campanha; esta estratégia permite também manter sustentáveis os rendimentos de cada exploração;

• Fertilização com estrume: para repor parte significativa dos minerais perdidos através da exploração agrícola, como o azoto (N) ou o fósforo (P);

• Utilização de compostagem: o material resultante dos resíduos orgânicos é objecto de compostagem, criando um adubo natural complementar de médio rendimento.

exploracao2

Fertilização dos solos

No que respeita à fertilização, utilizamos vários métodos de adubagem: utilização de estrume, complemento de compostagem e, sempre que se considere essencial para atingir os objectivos de produtividade desejados, adubos químicos. As necessidades de fertilização química para cada um dos produtos produzidos são diferenciadas consoante a adubação, seja adubação de fundo ou adubação de cobertura.

Irrigação

Na Fazenda Rosabella temos em consideração três aspectos fundamentais na gestão da irrigação: a disponibilidade, as infra-estruturas de transporte de água e equipamentos de irrigação:
• Disponibilidade de recursos hídricos;
• Infra-estruturas de transporte de água;
• Equipamentos de irrigação.

A eficácia dos métodos de irrigação tem uma relação directa com a disponibilidade de recursos hídricos, assim como a pressão a que são fornecidos, mas também com as características de cada zona geográfica.

 

 

exploracao3

[ Voltar ]